Absurda, movimento criado através de um projeto de Erasmus+ no seio da ASR Juventude Vila Fonche, nasceu após um grupo de jovens desta associação ter participado em várias edições do course “Peripheral Youth Makers”, projeto europeu de capacitação da potencialização da expressão artística no desenvolvimento rural e comunitário.
Tendo como objetivo trazer dinamismo cultural e prática artística para a comunidade e meio rural, nasce a ideia de criar, pela primeira vez, um festival com o mote de dar palco a todo tipo de arte, interligando gerações através da música, pintura, escultura, cinema, artes digitais e, acima de tudo, partilha de histórias e momentos intergeracionais, impulsionando ainda o comércio local.
Após o sucesso da primeira edição do festival de 2022, procuramos continuamente potenciar e melhorar a experiência à comunidade.
A estrutura de festival mantém a ideia de 2 dias, com a descentralização do festival no primeiro dia para uma das freguesias do concelho e o dia principal (segundo dia) no Jardim dos Centenários, tal como observado nas edições anteriores.
O dia de evento no centro da vila contará com 2 palcos - palco sunset para concertos musicais da tarde e palco principal para concertos da noite - , exposição de artistas jovens captados (por convite ou open call), bem como uma feira de artes e artesanato. Todos os artistas, tanto musicais como de exposição e presentes na feirinha, são selecionados no primeiro semestre de 2024.
Relativamente a despesas financeiras, são previstas despesas logísticas inerentes a um festival ao ar livre, custos de montagem da exposição artística e da feira, bem como cachê de artistas musicais.
Neste link podem encontrar o Aftermovie da 1ª edição do festival que teve lugar no dia 27 de agosto de 2022:
https://drive.google.com/file/d/12zB8Y9vR0JzHWax4Hl3vmfvTK3s6FS8A/view?usp=share_link