ÂmbitoCidadania/Responsabilidade Social/Juventude
FreguesiaArcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada
ProponenteRUI FERNANDO GONÇALVES AGUIAM
Data Submissão:14-04-2023
O parque inclusivo com baloiços, balanços, jogos entre outros, são para crianças/adultos com mobilidade reduzida. Estes equipamentos inclusivos fazem com que todas as crianças/adultos possam curtir o parque infantil. Existem cada vez mais parques para pessoas com deficiências e que integram crianças ou adultos de diferentes idades. A existência de equipamentos desportivos ou lúdicos, adaptados a pessoas com deficiência motora, é bastante escassa e até há poucos anos atrás o que se denotava era a completa inexistência destes equipamentos, até no que ao fabrico diz respeito. O intuito deste projeto é também ajudar a colmatar esta falha através da inclusão das pessoas com cadeiras de rodas no parque de lazer e fitness inclusivo.
Com esta proposta estramos a melhorar a qualidade de vida da população; criar pontos de convívio social, onde se possam estabelecer relações sociais desportivas;
facilitar e promover a prática de exercício físico como principal fator terapêutico nas doenças crónicas e outras patologias de saúde; combater a exclusão social, a solidão e o isolamento; contribuir para aumentar a independência e autonomia das pessoas portadoras de deficiência motora; promover uma melhor estética dos parques naturais; criar espaços intergeracionais, onde diferentes faixas etárias se possam unir, desmitificando estereótipos associados à idade.
Concluindo, esta é uma proposta criada para todos, que pretende servir a totalidade da população: desde as crianças aos idosos e pessoas com deficiência motora. É por isso, uma resposta intergeracional e integradora de momentos.