Contextualização
Hoje em dia, em função do rápido desenvolvimento tecnológico assistimos a profundas mudanças e transições no mercado de trabalho.
As empresas são cada vez mais industrializadas e automatizadas e procuram funcionários mais capacitados e com mais conhecimentos.
Esta transição que por um lado irá criar postos de trabalho mais especializados, por outro, ira ser responsável pela erradicação de empregos menos técnicos como o caso dos comuns operários. A introdução do 5G em larga escala para fins industriais até ao final desta década ira acentuar este rumo. Tal já é visível nos EUA em grandes empresas como a Google e Amazon, responsáveis por despedimentos em massa.
Ao longo deste relatório pretende-se explicar e abordar uma solução concreta a ser trabalhada a médio prazo de forma a mitigar previamente que estes efeitos ocorram no seio da sociedade arcuense.
INTRODUÇÃO
Como atual universitário e engenheiro quase licenciado tenho a vantagem de lidar recorrentemente e de forma íntima com o tecido empresarial. Esta proximidade permite-me ter uma visão diferente da maioria dos arcuenses, no sentido de perspetivar melhor para onde a industria caminha a passos largos.
Tal como referido na contextualização inicial a introdução de novas tecnologias será responsável pelo encerramento de muitos postos de trabalho de baixa qualificação. Este fator obrigará o concelho a ter um plano de ação a longo prazo de forma mitigar estas inevitáveis perdas para os munícipes, visto uma das grandes bandeiras no nosso concelho ser a captação de indústria (e bem diga-se passagem).
Outra visão que me é passada no ensino superior é que as licenciaturas e os mestrados para aquele que contrata já não têm o mesmo peso que tinham há 10/20 anos atrás, muito em virtude das melhores condições de acesso ao ensino superior que permite a formação de um número enorme de pessoas no qual a sociedade não consegue absorver em muitos setores. Esta consequência leva as empresas a cada vez mais valorizar as denominadas “Soft Skills” de forma a distinguir entre candidatos e principalmente enriquecer o seu seio de trabalho.
Mas o que são “Soft Skills”??
“Soft Skills” são um conjunto de habilidades e competências relacionadas com o comportamento humano que um indivíduo desenvolve para alem do conhecimento técnico e que, hoje em dia, são muito valorizadas pelas empresas.
É no âmbito dos argumentos abordados anteriormente que proponho a criação do “Training Center Arcuense”.
EM QUE CONSISTE?
O “Training Center Arcuense” resumidamente, consistiria num centro de formações destinado a todas as faixas etárias no qual as pessoas poderiam adquirir conhecimentos chave para a sua vida profissional mediante a realização de formações nas mais diferentes áreas e programas.
Estas formações poderiam ser realizadas de forma presencial ou online.
Exemplos de algumas possíveis formações seriam:
- Excel;
- Programação;
- Autocad;
- Contabilidade;
- Comunicação e liderança;
- Gestão de tempo;
- Investimentos;
- Eventuais formações necessárias com mudanças na legislação;
Muitos outros exemplos de formações podiam ser referidos.
PUBLICO ALVO
Este projeto iria permitir a atuação em duas áreas distintas:
- Comercial;
- Social;
Comercial - Atuação de forma a procurar a sustentabilidade do projeto. Alcançar público interessado em desenvolver as suas capacidades e que se encontre disponível para pagar pelo serviço. Entidades a abordar:
- Estudantes universitários – estes sentem cada vez mais a necessidade de trabalhar as suas capacidades;
- Parceria com institutos universitários (IPVC) – o estreitar de relações com o IPVC permitiria ao projeto alcançar um dos seus públicos alvos mais facilmente e desenvolver acordos no âmbito dos mais diferentes cursos;
- Empresas – estas têm períodos no qual sentem a necessidade de investir nos seus funcionários e dota-los de outras capacidades ou poderia funcionar como uma forma de bónus por parte das empresas.
Social - Atuação numa vertente mais social de forma a não excluir ninguém e dotar todos das mesmas oportunidades. Entidades a abordar:
- Ensino secundário - permitir aos estudantes do concelho adquirem vantagens prévias de forma a entrarem mais preparados no mundo do trabalho ou ganharem uma melhor ideia daquilo que querem estudar no ensino superior;
- Desempregados – dotar estes de capacidades para terem mais facilidade a reentrarem no mundo do trabalho;
- Funcionários de elevada faixa etária – muitas vezes as pessoas a partir da casa dos 50 deixam de ter capacidade física para realizar um determinado trabalho que sempre realizaram ao longo da sua vida. Isto permitia pensarem numa eventual progressão na carreira dentro da mesma empresa ou pelo menos dar-lhes uma base caso sintam necessidade de mudar de emprego;
COMO DAR INÍCIO AO PROJETO?
Muitas das vezes no início de um novo projeto a parte mais complicada é o planeamento. Delinear uma linha de ação faseada de forma a promover um crescimento sustentado e robusto é essencial para qualquer projeto.
Fases a seguir:
1. Criar uma marca e um site com um design apelativo;
2. Contratar 1 funcionário universitário ou recém-formado que tenha uma visão alinhada com o projeto (necessita de uma boa rede de contactos e facilidade no uso do linkedin e do networking);
3. Especialização na comunicação (desenvolvimento de mensagens padrão para o contacto de entidades, formadores e clientes)
4. Criação de uma rede de formadores e oferta de formações (através do linkedin encontra-se um universo de formadores ou professores universitários capacitados a fazer as formações);
5. Divulgação forte do projeto de forma a ter visibilidade (em comum com a câmara municipal, ir a escolas, empresas, universidades e redes sociais);
6. Contacto direto com eventuais interessados (linkedin, sondagens, comunicação informal);
ANÁLISE DE CUSTOS
Sendo este um projeto bastante ambicioso é de esperar dificuldades que necessariamente vão necessitar de um considerável investimento inicial. Visto também ser um projeto de continuidade, vai precisar de financiamento regular todos os anos por parte do município.
Custos associados:
- Criação de um site – essencial para apresentar o projeto e divulgar oferta: Custo entre 1000€ e 2000€;
- Manutenção do site – eventualmente um informático da CMAV;
- Local sede – arranjar uma sede para o centro de formações (estrutura da câmara ou um escritório com espaço para uma sala de formações): Custo incerto;
- Eventuais obras de requalificação – dotar o espaço da nossa visão (1 sala de formações): Custo incerto;
- Material para formações – mesas, cadeiras, quadro, plasma de grandes dimensões, 5 a 10 portáteis para emprestar (começar por um número mais reduzido): Custo a rondar os 7000€;
- Despesas constantes (mensais) – funcionário, internet, custo de alguns programas para formações, zoom: Custo incerto;
Resumidamente, o projeto terá no mínimo um custo base inicial a rondar os 8000€, custo esse que pode ascender facilmente derivado do fator do local de sede. Em relação as despesas contantes essas facilmente podem ser de 2000€ mensalmente.
COMO POUPAR NUMA FASE INICIAL?
Em função dos elevados custos associados ao projeto e da incerteza referente ao sucesso do mesmo, será prudente numa fase embrionária poupar o máximo possível.
As medidas são as seguintes:
- Desenvolvimento de um site inicial por um universitário – este cobraria bastante menos que um profissional da área;
- Um funcionário universitário em part time – no início do projeto pode ser inteligente ter apenas um funcionário em part time para a criação da rede de contactos e formadores;
- Uso das salas de informática de escola secundária – utilização no período pôs laboral;
- Formação online – permite a redução de custos com os formadores e atingir um maior público.
Conclusão
Resumidamente, este é um projeto ambicioso que conjuga ao mesmo tempo um carácter empresarial e social. Sendo este passível de se tornar em mais uma bandeira do município para promover a atração de empresas para as suas áreas industriais.
Em suma, é um bom investimento, um bom investimento nas pessoas, que caso tenha aprovação poderá dotar a população arcuense de um conhecimento chave para a sua vida profissional.